Almoço reúne Diretora da ENA/França e representantes do Ciclo de Gestão, ENAP e carreiras do serviço público


02/06/16 - 17h26m

por Assecor
Representantes das entidades que compõem o Ciclo de Gestão (Anesp, AACE, Assecor e Afipea) participaram de almoço nesta terça-feira (31) com a Diretora da École Nationale d’Admininstration (ENA, França), Nathalie Loiseau. O encontro reuniu também representantes da Embaixada da França, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e de outras carreiras com formação na escola de governo brasileira.

O encontro mantém a estratégia de aproximação com a escola francesa, que serviu de inspiração para a criação da Enap. É nessa escola de governo que os servidores do Ciclo de Gestão são formados e/ou aperfeiçoados em treinamentos que são pré-requisitos para ingresso, promoção ou capacitação permanente em suas respectivas carreiras. Portanto, atuar pela aproximação da Enap com a ENA ajuda a reforçar o vínculo dessas carreiras de Estado com essa instituição.

Além disso, a ENA oferece diversos cursos voltados a estrangeiros que podem ser acessados pelos brasileiros, sejam online ou presencial. Alguns deles são gratuitos e, para tantos outros, bolsas de estudo são ofertadas. A Embaixada da França é parceira estratégica na facilitação desse tipo de intercâmbio.

Durante o encontro, a troca de informações e de experiências foi intensa. Nathalie discorreu sobre as peculiaridades da administração pública francesa, falou sobre o funcionamento da escola de governo, detalhou aspectos da gestão administrativa do poder executivo francês, os concursos públicos e suas carreiras de servidores públicos , que serão levadas em conta nas discussões sobre iniciativas para fortalecimento das carreiras do CG. Por outro lado, a experiência brasileira foi narrada pelos representantes do Ciclo de Gestão.
 

A Diretora da ENA esteve em Brasília para participar do Café com Debate, realizado pela Enap, com o tema Desafios para a Igualdade de Gênero na Administração Pública - Diálogo Internacional Brasil/França. Além de Nathalie Loiseau, o evento contou com a participação da Diretora do Departamento de Administração do Ministério das Relações exteriores do Brasil (MRE), Sônia Regina Guimarães Gomes, como debatedora convidada.

Participaram do encontro com Nathalie Loiseau:


Embaixada da França

Alain Bourdon, conselheiro para cooperação e ação cultural

Mathieu Tasse, assessor de cooperação técnica

Paulo Cohen, intérprete convidado


ENAP

Paulo Marques, presidente substituto

Ciro Campos Fernandes, assessor da presidência

Iara Alves, chefe de assessoria de cooperação internacional

Fátima Bayma Oliveira, convidada, professora da FGV


ANESP

Ana Maria Mesquita, Presidente em exercício

Paulo Paiva, Diretor de Assuntos Profissionais

Matheus Azevedo, Diretor de Comunicação


AACE

Juliana Pires, presidente


ASSECOR

Leandro Couto, secretário-geral


IPEA

Almir de Oliveira Junior, diretor jurídico


Fonacate e Unacon Sindical

Rudinei Marques, presidente


ANDEPS

Danilo Bardani, membro do colegiado diretivo


ANEINFRA

Rodolpho Salomão, presidente

Comentários

Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal

AACE - (61) 3965.0044 / AFIPEA - (61) 3321.2615 / ANESP - (61) 3323.2397 / ASSECOR - (61) 3274.3132

 

© 2017 Ciclo de Gestão.    Todos os Direitor Reservados.