Ciclo de Gestão fortalece parceria e lança site conjunto


30/07/15 - 14h09m

por Assecor

O Ciclo de Gestão lança a partir de hoje sua plataforma de comunicação: o site www.ciclodegestao.org.br. O portal nasce com o propósito de promover debates sobre aperfeiçoamento da gestão de políticas pública e de dar mais informações sobre a importância, para a sociedade, das atividades desenvolvidas pelas Carreiras que compõem o grupo.

Iniciativa da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e da Associação dos Funcionários do Ipea (AFIPEA), o lançamento também simboliza a integração buscada pelas entidades. Tradicionalmente, elas caminham juntas em negociações diversas com o governo. A ideia agora é que o laço seja maior, com a promoção conjunta de discussões e possíveis eventos sobre planejamento e gestão pública. Como resultado, espera-se que as atividades desses servidores sejam mais conhecidas pela sociedade e pelo governo para que o conhecimento técnico possa ser melhor aproveitado.

"Existem técnicas e instrumentos que precisam ser valorizados, de maneira que aquilo que foi planejado seja adequadamente implementado, monitorado e avaliado. Sem nos permitirmos essa ousadia não será possível atender aos legítimos anseios populares por um salto de qualidade na prestação de serviços públicos. O lançamento do site do Ciclo de Gestão é uma valiosa contribuição nesse sentido, pois possibilitará a troca de informações, conhecimentos, experiências e angústias sobre os desafios que nos aguardam”, avalia Márcio Gimene, presidente da ASSECOR.

“A revolução digital não só enriqueceu a arena de debate como reduziu o tempo de resposta das expectativas econômicas e sociais. A nova responsividade exige que os governos superem democraticamente clivagens e as oriente sobre cenários alternáveis por circunstâncias cada vez mais significativas. Esse desafio exige carreiras atuando em rede. É isso que buscamos agora”, comenta o presidente da ANESP, João Aurélio.

“As entidades que integram o Ciclo de Gestão vêm aprofundando seu relacionamento ao longo dos anos por diversos motivos, mas especialmente merece destacar neste momento que há uma clara e definitiva percepção de todos sobre suas similaridades e, sobretudo, da complementariedade de suas atribuições institucionais no âmbito do Estado e de que suas atuações coordenadas geram sinergias que repercutem diretamente nos resultados gerenciais do governo produzindo efeitos benéficos à sociedade brasileira. O lançamento do site é, sem dúvida, mais um relevante passo nessa direção e vem consolidar esse pensamento“, explica Fabio Schiavinatto, presidente da Afipea.

"Este site reveste-se de grande relevância por ser a materialização do elo que há anos existe entre as carreiras do Ciclo de Gestão. Além de simbolizar essa união, propiciará a divulgação de artigos, notícias e discussões sobre temas relacionados à melhoria das políticas públicas e da atuação do Estado, firmando-se como importante canal de comunicação que certamente alcançará servidores, governo e sociedade", pondera Juliana Pires, presidente da AACE.

Quem são

As carreiras do Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal são aquelas responsáveis por atividades necessárias à gestão e avaliação de políticas públicas direcionadas à promoção do desenvolvimento nacional e à melhora do acesso a serviços públicos. Esse ciclo é composto por etapas - diagnóstico de cenários, elaboração e gestão de políticas públicas, planejamento e gestão orçamentária, monitoramento e avaliação - sendo que cada uma possui uma carreira com qualificação específica para realizar as atividades pertinentes.

Comentários

Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal

AACE - (61) 3965.0044 / AFIPEA - (61) 3321.2615 / ANESP - (61) 3323.2397 / ASSECOR - (61) 3274.3132

 

© 2017 Ciclo de Gestão.    Todos os Direitor Reservados.