Carreiras

Conheça melhor as quatro carreiras que se uniram em prol do aperfeiçoamento da gestão governamental

Analista de Comércio Exterior - ACE

Atuam com a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas à elevação do nível de competitividade e inovação na indústria, no comércio e nos serviços brasileiros; à ampliação dos investimentos e do volume do comércio exterior dos setores produtivos; e ao fortalecimento da inserção internacional da economia brasileira e do desenvolvimento econômico do país.

Pertencem ao quadro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Também podem trabalhar Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Cerca de 440 ACEs estão em atividade hoje no governo federal.

 

Carreira de Planejamento e Orçamento - APO e TPO

Responsável pelo planejamento de gastos e pela gestão orçamentária do governo federal, é constituída pelos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) e Técnico de Planejamento e Orçamento (TPO). Têm atuação fundamental na coordenação de processos relacionados a essas atividades e na elaboração, acompanhamento e execução do orçamento federal.

Os TPOs participam das etapas de coleta e tratamento primário dos elementos necessários à elaboração, execução, acompanhamento e processamento dos trabalhos orçamentários. Os APOs se concentram na análise e consolidação de informações que subsidiam a formulação de diretrizes da política orçamentária, e na revisão e acompanhamento de orçamentos governamentais.

Têm como órgão central o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio dos seus órgãos subordinados, como a Secretaria de Orçamento Federal - SOF e a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI. 

 A carreira é composta por 535 cargos de APO e 43 de TPO.

 

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG

Responsáveis pela gestão governamental, especialmente as que envolvem elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas e o assessoramento de dirigentes do alto escalão da administração pública federal. Vinculada ao Ministério do Planejamento, é reconhecida por ser uma carreira transversal, com possibilidade de atuação nos diversos órgãos da Administração Pública Federal (direta, autárquica e fundacional).

Aproximadamente 1.030 EPPGGs estão em atuação, em mais de 80 órgãos e entidades disintas.

 

Carreiras do IPEA - TPP e TD

Compõem o quadro do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) as carreiras de Técnico em Planejamento e Pesquisa e de Técnico em Desenvolvimento. São responsáveis pela realização de pesquisas econômicas e sociais e pela avaliação de ações governamentais. Suas atividades embasam o trabalho de ACEs, APOs e EPPGGs.

O IPEA conta hoje com aproximadamente 240 TPPs e 233 TDs em atividade.

 

*As carreiras de Finanças e Controle também fazem parte do Ciclo de Gestão do Governo Federal, mas não estão envolvidas no projeto deste site.

Total de servidores : 2.521

  • 440 ACEs
  • 535 APOs
  • 43 TPOs
  • 1.030 EPPGGs
  • 240 TPPs
  • 233 TDs

Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal

AACE - (61) 3965.0044 / AFIPEA - (61) 3321.2615 / ANESP - (61) 3323.2397 / ASSECOR - (61) 3274.3132

 

© 2017 Ciclo de Gestão.    Todos os Direitor Reservados.