O trabalho do Ciclo de Gestão interfere no meu dia-a-dia?

Como o trabalho das carreiras do Ciclo de Gestão pode interferir no cotidiano das pessoas

Um programa como o Bolsa Família, por exemplo, não nasceu da noite para o dia. Tampouco é feito somente na ponta, no ato do repasse do benefício à família carente. Por trás dos profissionais que atuam em contato com o público existem servidores qualificados, responsáveis por arquitetar a política pública, o que significa: identificar a necessidade da população, pensar uma forma sustentável de atendê-la, calcular quanto custará e como deve ser aplicado os recursos disponíveis, providenciar a execução do planejamento, monitorar a aplicação dos recursos, avaliar resultados e aperfeiçoar o processo.

Um diagnóstico mal produzido pode fazer com que a política pública não atinja o segmento da sociedade de forma adequada. Uma política pública mal elaborada não suprirá as demandas que determinado setor possui. A ingerência dos recursos e o dimensionamento incorreto do orçamento necessário pode inviabilizar a execução do que foi planejado. Se não houver monitoramento da aplicação, podem ocorrer desvios no meio do processo. Sem avaliação dos resultados, não é possível saber até onde se avançou ou em que ponto o projeto pode ser melhorado.
 
Isso vale para todo e qualquer programa, ação ou projeto governamental criado para solucionar problemas da população ou promover o desenvolvimento nacional, nas mais diversas áreas: saúde, educação, segurança pública, trabalho, economia, comércio internacional, mobilidade urbana, desenvolvimento agrário, medicamentos, igualdade de gêneros, defesa de direitos humanos, defesa da concorrência, comunicações e muitas outras.

Um bom diagnóstico leva a um bom planejamento. Consequentemente, a execução do trabalho será mais bem feita e caminhará nos rumos dos objetivos definidos. Uma boa avaliação de todo o processo pode corrigir eventuais falhas, permitindo que o ciclo reinicie de forma aperfeiçoada.

Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal

AACE - (61) 3965.0044 / AFIPEA - (61) 3321.2615 / ANESP - (61) 3323.2397 / ASSECOR - (61) 3274.3132

 

© 2017 Ciclo de Gestão.    Todos os Direitor Reservados.